PRÉ-ESCOLAR

Nas salas dos 3 anos, as crianças começam sempre o seu dia cantando os bons-dias entre todos. O tempo, que é curto, é organizado de forma a cumprir as várias atividades propostas no plano educativo, bem como atividades livres. Para isso, as salas dispõem de diversas áreas pedagógicas, onde as crianças aprendem a trabalhar e brincar em grupo, crescendo de forma saudável e feliz.

Têm ainda acesso a um excelente espaço exterior, inclusive uma horta pedagógica para cada sala, onde se prima pelo contacto com a natureza.

 

 

Que bom falarmos das nossas salas que nos enchem de sonhos, de novos projetos e de alegria!

E as nossas salas refletem isto tudo…

 

Apresentação das Salas

As nossas salas são amplas, espaçosas e com muita luz. Estão divididas em diferentes áreas:

Área do Jesus

Aqui conhecemos o nosso melhor amigo e todo o amor que Ele sente por nós.

Área da casinha

Que divertido é brincar nela “ao faz de conta” e partilhar momentos divertidos com os nossos amigos.

Área da garagem 

Conhecer os diferentes meios de transporte e “viajar” neles é uma diversão.

Área da biblioteca

Folhear livros, conhecer letras e palavras faz com que nós exploremos a magia que as histórias nos dão.

Área dos jogos

Sozinho ou em conjunto com os meus colegas, fazemos puzzles, dominós, jogo da memória e muitos outros jogos divertidos.

Área das construções

Com a nossa imaginação planeamos e criamos diferentes construções.

Quadro das presenças

Sempre que entramos na sala, cada um põe o seu símbolo no dia da semana para indicar: “estou cá”.

Quadro do tempo

Neste quadro observamos o tempo atmosférico que nos brinda dia a dia.

Friso cronológico e aniversários

Aqui acontecem diversas coisas: ficamos a conhecer as estações e o nome de cada mês do ano, os dias que cada mês tem e número de molas correspondente a cada dia da semana. Muito importante também é que no friso cronológico está marcado o dia do aniversário de cada um.

E todos os dias, partimos à descoberta de novas experiências, explorando  as áreas e espaços envolventes com muito prazer e alegria.

Simultaneamente ao projeto geral, as turmas dos 5 anos terão como tema de Projeto “À procura do tesouro”.

Este projeto tem como principal objetivo conhecer diferentes países e a sua cultura, sem deixar de dar continuidade ao trabalho pedagógico já desenvolvido. Ao longo destes anos, fomos sentindo que as nossas crianças sentem curiosidade em descobrir o mundo, outras culturas, outros países, outras vivências.

Neste percurso escolar, pretendemos que cada criança encontre desafios novos que lhe permitam ser capaz de conhecer o mundo, tornando-se assim mais autónoma e confiante.

Pegando nas orientações curriculares para a educação pré-escolar e numa perspetiva de educação para a cidadania, esta visa fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade.

Assim, demos início ao projeto abordando o interesse das crianças pelo conhecimento do nosso país, mais especificamente história, cultura e tradições.

Seguidamente, alargamos horizontes para a descoberta de novos países com a colaboração dos pais.

Objetivo Geral

- Descobrir, conhecer, respeitar os diferentes países, valorizando e respeitando as diferentes culturas.

Trabalho em parceria com a família

- Levarem o livro “Tesouros escondidos” (Lara Hawthorne) para explorarem em casa com os pais.

Após isto, escolherem um dos inúmeros países do mundo (com exceção de Portugal que será trabalhado na sala por nós) para descobrirem as suas tradições, costumes, gastronomia, etc., e, seguidamente, apresentarem aos colegas de forma criativa: por exemplo, através de uma lenda, de uma história, de um traje, de um objeto característico, de um prato típico, entre outras coisas. Este trabalho deverá ter um registo gráfico e ao ser apresentado terá a ajuda das educadoras.

Apresentação das salas

As salas dos cinco anos são semelhantes nas suas áreas, embora sejam distintas nas especificidades dos grupos.

Assim, a Sala da Felicidade (5 anos E – Educadora Liliana Madeira e assistente educativa Helena Matos) e a Sala dos Pinguins (5 anos F – Educadora Maria João Almeida e assistente educativa Cristina Vieira) são compostas pelas seguintes áreas:

Cantinho do Jesus

Permite desenvolver variados momentos de Formação Cristã, funcionando como apoio ao momento do acolhimento e de oração e base interativa com o tema anual da agenda;

Área do acolhimento

Espaço no qual nos sentamos em círculo e fazemos as atividades de grande grupo, os momentos de acolhimento, de “bons dias”, de “oração”, das “novidades”. É uma área que promove o saber estar, o saber esperar pela sua vez, desenvolve a autoestima, a confiança, o diálogo, a partilha.

Área da casinha

Espaço privilegiado para a exploração do jogo dramático espontâneo, local onde as crianças desenvolvem brincadeiras de “faz-de-conta”, de imitação, onde refletem a sua visão sobre o quotidiano.

Área da mercearia

Área escolhida em sub-projeto pelas crianças e que permite, para além do “faz-de-conta”, a vivência do quotidiano, manipulando dinheiro de brincar, compreendendo como se fazem as compras, categorizando os alimentos e os diferentes produtos.

Área da biblioteca

Proporciona momentos de partilha (de livros) quer individualmente, quer em grupo, trabalha o repouso físico e /ou o relaxamento, estimula o gosto pela leitura e pelas diferentes formas de comunicação.

Área da expressão plástica

Visa proporcionar atividades que contribuam para a exploração de novos materiais plásticos e que promovam o desenvolvimento da motricidade fina e da criatividade.

Área dos transportes

Área facilitadora da socialização pois permite à criança brincar individualmente ou em pares, permite conhecer sinais de trânsito, diferentes tipos de transporte, distintas formas de circulação.

Área das construções

Permite uma grande multiplicidade de utilização, tanto a nível individual como de grupo, auxilia o desenvolvimento da aptidão de manuseamento de diferentes estruturas e, igualmente, o raciocínio lógico e criativo.

Área dos jogos

Desenvolve múltiplas destrezas quer ao nível da motricidade fina como da destreza manual e do raciocínio lógico-matemático, chegando também a conceitos mais específicos, dependendo do tema de cada um (ex. puzzle, jogo de associação quantidade/números, jogo de sílabas, etc.).

Área do projeto “À procura do tesouro”

Promove à criança consolidar os conhecimentos acerca dos trabalhos que vão sendo apresentados.

Área do “Brincando com a matemática”

Tem como principal objetivo consolidar as atividades do projeto e desenvolver o raciocínio lógico-matemático de forma lúdica.

Ecoponto

Intuito de reduzirmos e separarmos o lixo e, semanalmente, irmos à sexta-feira colocar à vez no ecoponto do exterior do Colégio.

Área exterior da sala

Tendas, caixas sensoriais, trotinetas, etc., para darem largas à imaginação e à criatividade, trabalharem a parte sensorial e motora.

Horta pedagógica

Espaço no exterior da sala cujo principal objetivo é o contacto com a natureza e experienciar plantar e semear alguns alimentos e algumas plantas, estimulando uma consciência ecológica.

Galeria de Fotos