Parlamento dos Jovens

Dia 19! Era o grande dia para os deputados escolhidos de todos os círculos do País. Era o dia da partida para o “grande sítio”, a Assembleia da República.

Falando do círculo do Porto, a viagem teve início as 9h15m e teve a duração de três horas e meia. Durante esta viagem, todos os representantes dos círculos do Norte tiveram oportunidade de se conhecer e de trocar impressões sobre os seus projectos de lei.

Chegados à Assembleia, por volta das 13h45m, os deputados foram divididos em 4 comissões para conjugar os projectos de todas as regiões. O Círculo do Porto, com 12 deputados, juntamente com o Círculo de Aveiro, com 10 deputados, o Círculo da Madeira, com 4 deputados, com o círculo de Bragança, com 2 deputados, e pelo círculo de Portalegre, com 4 deputados. Este debate, dentro da comissão, foi orientado por Deputados da Assembleia da República, em representação dos Grupos Parlamentares. Neste debate foram também decididas duas perguntas para serem apresentadas aos deputados durante a sessão Plenária e foi eleita a sessão de redacção. Durante esta sessão, os secretários tiveram uma visita guiada ao Palácio de São Bento e foi-lhes explicada a história de cada espaço visitado.

Por volta das 18 horas a sessão foi encerrada e seguiu-se o jantar nas instalações do IPJ de Lisboa. Para finalizar o dia, após o jantar, os deputados, os secretários e os respectivos professores tiveram oportunidade de assistir a uma peça de teatro subordinada ao tema” sexualidade e a adolescência”.

No dia seguinte, a sessão iniciou-se por volta das dez e um quarto e tinha como objectivo de fazer um projecto de lei com 14 medidas para serem propostas ao governo. Este derivara dos 4 projectos discutidos e assimilados no dia anterior.

A sessão iniciou-se com um discurso com um discurso do Presidente da Assembleia da República, Dr. Jaime Gama que, no seu discurso, referiu que Portugal tinha dois grandes problemas à escala mundial o aquecimento global e o fim próximo das energias não renováveis como o petróleo e à escala nacional, um défice económico ao nível das energias (importa muito mais do que exporta).

Como já previsto, foram feitas 8 perguntas a 6 deputados, duas perguntas por comissão e foram respondidas aleatoriamente por 6 deputados da Assembleia da República.

Numa segunda fase, houve a votação do projecto de recomendação, constituído por catorze medidas, que serão apresentadas a Assembleia da República.

Por volta das doze horas, o Vice-Presidente da Comissão e de Educação e Ciências, o deputado do PCP, Tiago Miguel, respondeu, numa conferência de imprensa, todas as perguntas dos jornalistas das escolas.

Por fim, a sessão foi encerrada com a entrega dos diplomas aos deputados participantes, pelo Vice-Presidente da Comissão e de Educação e Ciências e seguido do almoço no Palácio de S. Bento oferecido pela Assembleia da República.

Dip Manilal

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print