Parlamento dos Jovens

No dia 5 de Março, pelas 8:30h da manhã 3 alunos acompanhados por um professor do Colégio Nossa Senhora de Lourdes foram ao Conservatório de música do porto representar o mesmo na fase distrital do Parlamento dos Jovens, que tinha como tema: “Redes Sociais: Combate a discriminação”. Eram eles: Joana Saraiva (9º.C), como deputada efectiva; Bernardo Gomes (9ºC) como deputado efectivo; Francisco Melo (9º.C), como deputado suplente e pelo professor Fernando Moreira, de Geografia.

Partindo do colégio aproximadamente ás 8:30 da manhã, conseguimos, sem grandes dificuldade chegar ao Conservatório de música do Porto, onde se iria realizar o evento. Depois de apresentarmos as nossas medidas ás outras escolas concorrentes, tivemos a oportunidade de escutar as propostas dos nossos colegas e de intervir, isto é, colocar questões sobre as medidas em caso de dúvida.

Depois de concluída esta fase, houve um intervalo para almoçar, o qual decorreu entre as 14:00h e as 15:30h.

Voltando ao auditório, decorreu a votação das medidas que iriam ser apresentadas na Sessão Nacional pelo Circulo eleitoral do Porto. De seguida, as escolas foram misturadas criando 4 grupos, para alterar as medidas eleitas, caso fosse necessário. Ao chegar ao nosso grupo, assumimos a liderança colocando Bernardo Gomes (deputado efectivo do Colégio Nossa senhora de Lourdes), como porta voz, de modo a que tivéssemos a oportunidade de causar maior impacto perante as outras escolas. Seguidamente, conseguimos que uma das medidas propostas pelo nosso colégio fosse uma das quarto, que irão representar o Circulo Eleitoral do Porto, na Sessão Nacional.

Terminada esta fase, procedeu-se a votação dos deputados que iriam representar o Circulo Eleitoral do Porto, na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, em Lisboa, no mês de Maio.

De 50 escolas/colégios, apenas passavam 5. Sabíamos que era difícil, mas não impossível.

O Colégio Nossa Senhora de Lourdes, ficou em 4º Lugar nas votações, indo assim representar o Circulo Eleitoral do Porto na Sessão Nacional, Com os Deputados: Joana Saraiva e Bernardo Gomes, acompanhados pelo professor Fernando Moreira, e pelo aluno Francisco Melo, que irá como Jornalista ao serviço do Colégio.

No Entanto, ainda queríamos mais. Por isso, a deputada Joana Saraiva concorreu a Porta-Voz do Circulo Eleitoral do Porto. Ficou em 2º. Lugar com 9 votos, o que não é mau de todo.

Espera-se agora por parte destes alunos, uma representação digna do nosso colégio bem como da nossa cidade, de modo a defender os interesses que serão debatidos na assembleia da republica a 7 de maio, Parabéns!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print