Palestra com Carlos Sá – Ultramaratonista

Carlos Sá, recentemente regressado da sua última prova na Argentina onde obteve uma excelente classificação, esteve de visita ao nosso colégio para partilhar com os alunos do 7º ano alguma da sua experiência de vida e do trabalho que realiza como ultramaratonista e trailer.

No dia 28 de janeiro, segunda feira, partilhou connosco vídeos, fotos e alguns relatos das provas em que participou. Esclareceu dúvidas e curiosidades dos nossos alunos. Mas o grande testemunho que nos deixou é que nunca devemos desistir dos nossos sonhos. Que com dedicação, esforço, persistência e espírito de sacrifício, tudo se consegue na vida.

Relato de um aluno:
Hoje à tarde foi dia de festa na minha Escola (Colégio Nossa Senhora de Lourdes), recebemos o grande Ultramaratonista e Campeão Carlos Sá, para fazer uma conferência na qual nos falou das suas experiências e nos deu o seu testemunho como Homem e como Atleta.

Mas afinal quem o Carlos Sá?

Carlos Sá, nasceu a 24 de Dezembro de 1973 na Freguesia de Vilar do Monte no concelho de Barcelos, iniciou a sua prática desportiva aos 12 anos, na modalidade de atletismo. Iniciou-se no núcleo desportivo da Silva, clube que chegou a ocupar o pódio dos campeonatos Nacionais de atletismo. Correu como federado da região de Braga e participou em diversos campeonatos de pista e corta-mato. Algumas das paixões de Carlos Sá são o Atletismo, Alpinismo e outros desportos outdoor.

De entre centenas de provas de estrada e de montanha que Carlos Sá participou e onde conquistou o podium destaco as mais importantes:

2013

Bateu o recorde do mundo na subida à montanha mais alta do continente americano de 6962 metros a Aconcágua subiu e desceu em 15 horas e 42 minutos – anulando assim o recorde anterior em quase cinco horas

2012

4º.Lugar na Marathon des Sables – 250km’s self-suficient (Marrocos)

4º.Lugar no Ultra Trail du Mont Blanc 103km (France/Switzerland/Italy)

2011

5º.Lugar no Ultra Trail du Mont Blanc 170km (France/Switzerland/Italy)

8º.Lugar na Marathon des Sables – 250km’s self-suficient (Marrocos)

2010

1º.Lugar Grand Raid dês Pyrénées 160km (France)

2º.Lugar no Ultra Trail Serra da Freita 70km (Portugal)

1º.Lugar 101 KM’s Peregrinos 101km (Spain)

2009

14º.Lugar Cavalls del Vent 81km (Spain)

2º.Lugar Ultra Trail Serra da Freita 60km (Portugal)

1º.Lugar Ultra Trail Geira 45km (Portugal)

2008

2º.Lugar Ultra Trail Geira (Portugal)

5º.Lugar Transtrela 42km (Portugal)

Ser ultramaratonista não é para todos, pois exige muito sacrificio, muito sofrimento e, acima de tudo, que o atleta conheça os seus limites e não cometa erros que podem ser fatais. É simultâneamente, uma modalidade que ensina quem a pratica a dar valor ás pequenas coisas da vida por estarem ao alcance da mão.

A sua filosofia devida é, pois, pautada pela disciplina dos treinos, pela exigência física e pelos bons hábitos alimentares e implica a ajuda e apoio da família e dos amigos.

Aprendemos que só com grande esforço e espírito de sacrifício poderemos alcançar os nossos sonhos e que o importante é sentirmo-nos felizes.

Obrigado Carlos Sá, pela sua visita e pelo seu exemplo.

A sua motivação: “Ando em busca dos meus limites, felizmente ainda não os encontrei.” Passará a ser a minha motivação.

Hoje crescemos como Seres Humanos.

Bernado Campos (7ºA)
Mais informação em http://www.carlos-sa.com/

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print