ORAÇÃO DA MANHÃ

Hoje, segunda-feira, queremos que conheças a vida de uma jovem italiana que nasceu em 1971. Ainda muito nova conheceu um movimento da Igreja que se dedica a falar de Jesus através da arte e, de forma muito especial, através da música. O nome desse grupo chama-se Movimento dos Focolares. Em 1988 apareceram-lhe os primeiros sinais de um tumor ósseo tendo vindo a falecer no dia 7 de outubro de 1990. A 25 de setembro de 2010 a Igreja reconheceu nela uma vida cheia de amor a Jesus através da sua doença. Ela é um dos patronos escolhidos, isto é, um exemplo de vida a ser seguido, para a Jornada Mundial da Juventude a realizar-se, em Lisboa, de 1 a 6 de agosto deste ano.

CONSEGUES DESCOBRIR O NOME DESTA RAPARIGA EXTRAORDINÁRIA? Podes ir ao corredor do refeitório (no 1º andar)  e ver qual dos nome te parece ser o nome deste exemplo de vida.

Um dia, CHIARA apanhou uma maçã do pomar de um vizinho. A mãe relata, desta forma o que aconteceu:

Uma tarde, Chiara voltou para casa com uma linda maçã vermelha. Perguntei-lhe onde a tinha apanhado. Chiara disse-me que a tinha apanhado no pomar do vizinho sem pedir a sua autorização. Expliquei-lhe que antes de pegar em alguma coisa, qualquer que fosse a coisa, tinha que pedir. Assim, disse-lhe para ir a casa do vizinho pedir desculpa. Como Chiara estava muito envergonhada com o que tinha feito, não queria ir a casa do vizinho, mas acabou por fazê-lo. Apesar de triste, pegou na maçã e foi explicar tudo ao vizinho. Naquela noite, a mulher trouxe uma caixa inteira de maçãs dizendo que naquele dia Chiara havia aprendido algo muito importante.

O QUE PODES APRENDER COM ESTE EXEMPLO DE VIDA DE CHIARA BADANO?

CHIARA gostava muito de jogar ténis. Era um desporto que fazia com muito prazer. No verão de 1988, CHIARA sentiu uma pontada de dor no ombro enquanto jogava. A princípio pensou que seria uma pequena lesão por causa do ténis, mas quando a dor continuou e se intensificou, foi submetida a uma série de testes. Os médicos  descobriram então que ela tinha uma forma rara e dolorosa de cancro ósseo.

DESAFIO: Durante o dia de hoje OFERECE uma dificuldade que tenhas na tua vida. A dificuldade em estudar, ou em relacionar-te com algum colega da tua turma.

Durante a sua estadia no hospital, CHIARA aproveitava para fazer caminhadas com um doente que estava num momento muito depressivo. Estas caminhadas foram muito boas para o outro doente, mas provocavam-lhe muitas dores. Diante disto, os pais diziam-lhe para descansar, contudo ela respondia simplesmente: “Vou conseguir dormir mais tarde.”

DESAFIO: Qual o objeto associado à vida de CHIARA BADANO. Esse objeto,
físico, está escondido algures na escola. Consegues encontrá-lo?

CHIARA BADANO resolveu doar todas as suas economias a uma amiga que era missionária num país africano. Na doação que fez, Chiara escreveu: “Não preciso mais deste dinheiro. Eu tenho tudo.”

Agradece tudo o que tens! De nada e de ninguém reclames. Sê grato! Pede que CHIARA te ajude a ver a tua vida a partir do muito que tens para agradecer todos os dias.

ORAÇÃO:

Pai de imensa bondade,

que pelos méritos do vosso Filho e o dom do Espírito tornastes ardente de amor a Bem-aventurada Chiara Badano, transformai profundamente o nosso espírito, para que também nós, seguindo o seu exemplo, consigamos realizar sempre com serena confiança a vossa santa vontade, fazendo da JMJ Lisboa 2023 uma ocasião de encontro com Cristo.

Por Cristo, nosso Senhor.

Ámen.

Mais uma semana e mais um exemplo de vida.

Desta vez, deixamos Itália e vamos até França. Nasceu no dia 6 de dezembro de 1921, em Rennes e era o segundo mais velho de nove filhos. Foi, durante vários anos, acólito e escuteiro. Aos 12 anos começou a trabalhar como aprendiz de tipógrafo e aderiu à JOC (Juventude Operária Católica). Em 1943, foi recrutado para o serviço de trabalho obrigatório na Alemanha, onde continuou com as atividades da Juventude Operária Católica. Como este movimento era muito ativo na vivência da sua fé, nas convicções religiosas e de vida, em abril de 1944, foi preso pela Gestapo. Veio a falecer no campo de concentração de Mauthausen no dia 19 de março de 1945. Foi apresentado ao mundo como um exemplo de vida e de santidade pelo papa São João Paulo II no dia 4 de outubro de 1987. Fazemos memória da sua vida todos os anos no dia 19 de março.

CONSEGUES DESCOBRIR O SEU NOME?

Nota: Podes ir ao corredor do refeitório e ver qual dos nomes te parece ser o nome deste exemplo de vida.

MARCEL CALLO, o exemplo de vida que apresentamos esta semana, foi escuteiro e, desde muito cedo, foi-se percebendo o seu extremo cuidado com os seus companheiros, relevando-se um verdadeiro líder. Era alguém que estava sempre muito atento aos outros, tanto em casa como nas atividades dos escuteiros. Tinha bom sentido de humor, gostava de futebol, ping-pong e de jogar às cartas (especialmente Bridge). A participação diária na missa fazia parte da sua vida de todos os dias. A sua alegria de viver e de cuidar vinha de Jesus, o grande exemplo de alegria e de cuidado que alimentava todos os dias na participação da celebração da Eucaristia.

O QUE PODES APRENDER COM ESTE EXEMPLO DE VIDA DE MARCEL CALLO?

MARCEL CALLO morre a 19 de março de 1945 num campo de concentração devido ao esgotamento físico. No momento da sua morte foi assistido por outro prisioneiro do campo. Esta foi a partilha que ele escreveu desse momento: Marcel Callo tinha um olhar verdadeiramente sobrenatural. O olhar de Marcel era de esperança, a esperança numa vida nova. (…) Foi, para mim, uma revelação: o olhar exprimia uma profunda convicção de que partia para a felicidade. Era um ato de fé e de esperança numa vida melhor.

DESAFIO: Faz uma pequena oração pela paz! Marcel Callo foi vítima da guerra e da violência. Hoje, muitas pessoas fazem de novo esta experiência dramática da guerra. Fica em silêncio uns segundos. Pede a Jesus que a tua oração possa ir ao encontro da dor de tantas pessoas que choram porque não vivem em paz.

MARCEL CALLO, com o início da Segunda Guerra Mundial, vai-se afirmando como ativista na clandestinidade, onde acaba por conhecer uma rapariga chamada Marguerite Derniaux. Ambos sentiram uma grande ligação e apaixonaram-se. Comprometeram-se a rezar pela sua futura família e, sempre que possível, participavam na missa e comungavam diariamente. O compromisso de serviço ao outro, esforçar-se na transformação do mundo e o amor à Eucaristia é, para MARCEL CALLO, como um tripé fundamental para uma vida de santidade. Por isso ele é mais um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa.

Em que sentido são, ou não, para ti aspetos fundamentais a acolher e cultivar?

DESAFIO: Qual o objeto associado à vida de MARCEL CALLO? Esse objeto encontra-se algures no colégio. Procura-o e quando o encontrares, deves levá-lo ao teu Professor Titular ou Diretor de Turma para lhe mostrares o resultado da tua investigação e o que aprendeste com a vida deste jovem.

Senhor nosso Deus, Vós que destes ao jovem MARCEL CALLO,

o zelo de um apóstolo entre a classe trabalhadora,

mesmo nos campos de concentração,

por sua intercessão, concedei-nos o mesmo entusiasmo e coragem para

testemunhar a nossa fé e fazei da JMJ Lisboa 2023 uma ocasião de seguir Cristo Vivo.

Por Cristo, nosso Senhor. Ámen.

Nasceu em Colmenar (Málaga), a 16 de Maio de 1923. No seio da sua família, é educada nos valores humanos e cristãos fundamentais. A família encarrega-a de dar  esmola quando os pobres batem à porta de sua casa. No Colégio, está sempre rodeada de crianças pobres e necessitadas de alguma coisa, sendo estas as suas melhores amigas.
Desde muito jovem que reúne algumas jovens com frequência e ajuda-as a tomar decisões e a comprometerem-se como verdadeiras cristãs. Recolhe fundos e organiza campanhas a favor das missões; sente, no seu interior, o espírito missionário da Igreja. Mais tarde, como religiosa, manifesta frequentemente o seu grande desejo de ser missionária. A sua meta era amar a Deus e dá-Lo a conhecer.
Acabados os estudos para poder ser professora, fala com o pai e volta a falar-lhe do seu desejo em entrar na Congregação das Religiosas do Amor de Deus. A 21 de novembro de 1944, entra na referida Congregação, em Zamora.
Uma broncopneumonia põe fim à sua vida de trinta e três anos, quando trabalhava na tese de licenciatura universitária, que não pôde concluir.
Na madrugada do dia 30 de Março de 1956, Sexta-feira Santa, a Irmã Rocio começa outra vida. A vida na ressurreição.
CONSEGUES DESCOBRIR O NOME DA PESSOA QUE APRESENTAMOS?  
Não está no painel da entrada. Se tiveres dificuldade pergunta a uma das Irmãs que encontrares.  

Uma das frases da irmã ROCÍO foi esta: “É muito belo ir semeando por todos os lados: otimismo, felicidade, alegria, bem estar”. A alegria e a felicidade são características muito presentes na vida da Irmã Rocío. Vida de profundo amor à Eucaristia e a Nossa Senhora. Na participação diária da celebração da Eucaristia e na devoção a Nossa Senhora encontrava a razão para que o seu dia fosse vivido nesta certeza da Sua presença que é

de felicidade e alegria. Refletindo nesta forma de viver, pensa, durante alguns segundos: como são os teus dias? …Dias que respiram alegria, serenidade, paz, felicidade ou não?

O QUE PODEMOS APRENDER COM ESTE EXEMPLO DE VIDA?

A 19 de Julho de 1952, a Irmã Rocio faz a sua consagração definitiva na Congregação das Irmãs do Amor de Deus. Referindo-se a esse dia, a Irmã Rocio diz: «Neste dia senti-me feliz. Conservo dele uma grata recordação. Entreguei-me totalmente a Deus; disse-Lhe que sim a tudo e quero continuar a dizer-Lho sempre e dizer-Lho a sorrir». Uma vida dedicada e grata é sempre uma vida feliz. A irmã Rocio nunca se cansou de dizer a verdade e fazer o bem.

DESAFIO: Procura uma das Irmãs do nosso colégio e pergunta-lhe o que mais admira na vida da Irmã Rocío.

A Irmã Rocio vivia e fazia tudo com muita paz, mesmo as contrariedades da vida. Em cada situação encontrava sinais da suave presença de Deus. É dela a seguinte expressão: “Uma colmeia é símbolo de trabalho e de doçura e são estas as duas virtudes de que gosto muito”… Doçura no relacionamento com os outros, na forma de falar, na capacidade de viver cada momento a partir do olhar, cheio de misericórdia, de Deus. Por outro lado, mulher de muito trabalho e de dedicação pessoal sem reservas! Assim foi a vida da Irmã Rocio.

DESAFIO: Qual o objeto associado à vida da Irmã Rocio? Se estiveres atento, vais conseguir encontrá-lo em algumas partes da escola. Quando o encontrares, deves levá-lo a uma Irmã para lhe mostrares o resultado da tua investigação e o que aprendeste com a vida desta irmã.

ORAÇÃO

Nós vos damos graças, Senhor Deus, Pai bondoso e rico em misericórdia, porque concedeste à vossa serva Maria do Rocio o dom da alegria no seguimento do Vosso Filho Jesus Cristo. Abençoai-nos para que, acolhendo os vossos dons com simplicidade e

alegria, sejamos testemunhas do Vosso amor no mundo. Escutai-nos e, por sua intercessão, concedei-nos a graça que hoje Vos pedimos.

Esta semana queremos dar-vos a conhecer um jovem, que apesar de ter uma vida breve, teve uma vida absolutamente cheia. Nasceu em Londres no dia 3 de maio de 1991, mas viveu quase toda a sua vida em Milão. Desde cedo, demonstrou uma grande apetência para a informática, talento que utilizou no serviço aos outros e na divulgação de conteúdos de formação cristã, como a exposição sobre os milagres eucarísticos. Em setembro de 2006, surgiram os primeiros sinais de doença e, após o diagnóstico, teve uma leucemia fulminante. Com total confiança, entregou, então, a Deus o pouco tempo de vida que lhe restava. Faleceu no dia 12 de outubro de 2006 e foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020. A festa em sua memória celebra-se a 12 de outubro.

INVESTIGA E PROCURA SABER O NOME DO JOVEM QUE ACABAMOS DE APRESENTAR.

Os pilares da espiritualidade de CARLO ACUTIS eram Nossa Senhora e a Eucaristia, por um lado, e os mais pobres que encontrava nos lugares por onde andava. Em casa, pedia aos pais para colocar a sobra de comida em recipientes para levar aos desabrigados locais.

O QUE PODES APRENDER COM ESTE EXEMPLO DE VIDA DE CARLO ACUTIS?

CARLO ACUTIS foi sempre um jovem normal, com hábitos semelhantes aos seus pares, gostava de estudar, de jogar futebol e estar com os amigos. No meio desta normalidade de vida, Carlo descobriu um grande amigo, Jesus. O seu grande desejo foi dá-Lo a conhecer a todos, tornando-se assim um apóstolo de Jesus. De que forma? Através do meio de que mais gostava: falando de Jesus nas redes sociais.

DESAFIO: Envia ou escreve uma mensagem a algum amigo ou alguém da tua família que, neste momento, precise de ouvir uma palavra de esperança e de paz.

Entre tantas histórias, há também aquela sobre os porteiros de alguns imóveis próximos da tua escola. “Quando ele saía de bicicleta de manhã, ele parava para conversar com essas pessoas, sobretudo imigrantes pertencentes a outras religiões”. Parar, conversar, acolher todas as pessoas são sinais de Deus na nossa vida.

DESAFIO: Qual o objeto associado à vida de CARLO ACUTIS. Esse está escondido algures na escola. Quando o encontrares, deves levá-lo a um professor com quem queiras falar um pouco sobre a vida deste beato, patrono da Jornada Mundial da Juventude.

ORAÇÃO

Senhor nosso Deus,

que na vida do Bem-aventurado Carlo Acutis

mostraste as insondáveis riquezas da Eucaristia

e fizestes dele um exemplo para os jovens

e testemunho de misericórdia aos pobres,

concedei-nos, por sua intercessão, viver sempre unido a Vós

e reconhecer-vos nos vossos irmãos que encontramos no caminho,

levantando-nos apressadamente ao encontro de cada um.

Por Cristo, nosso Senhor. Ámen.