Notícias dos 5 anos

Este ano continuamos com o projeto “brincando com a matemática”. Inicialmente, trabalhamos a leitura de mapas e plantas e um pai, que é arquiteto, veio explicar-nos este tema. Atualmente, estamos na unidade dos números, onde estamos a trabalhar a noção de número, os respetivos algarismos e o cálculo através de jogos, atividades e fichas.
Vimos também apresentar-vos o nosso projeto deste ano “um mundo no porto”. Já aprendemos muita coisa: começamos por contextualizar o nosso país no mundo. Este fica na europa, ao lado de Espanha e é banhado pelo oceano atlântico e pode ser dividido em 3 partes: norte, centro e sul. Nós vivemos no norte, na cidade do porto e para nos explicar a sua origem e história veio cá um professor de história. O professor pedro sabia muita coisa e explicou-nos tudo: “sabiam que antigamente gaia se chamava ‘cale’ e o porto ‘Portus’”? E que juntando as duas palavras se deu origem ao nome do nosso país- Portugal!
Como vos contamos, trabalhamos a leitura de mapas e também exploramos um mapa do porto, onde falamos do que cada um conhecia de cada zona da cidade.
Também falamos dos serviços necessários para a nossa cidade funcionar, como por exemplo os bombeiros. Assim, tivemos também a sorte de ter a visita de um bombeiro que nos veio visitar para explicar a sua profissão e o papel importantíssimo que estes têm na vida de todas as pessoas e na ajuda que dão a resolver catástrofes e acidentes.
Ainda dentro do nosso projeto tivemos mais uma visita, desta vez de uma mãe que trabalha no porto de leixões. Aqui conhecemos este porto que fica a norte da foz do rio douro, em Matosinhos. Ficamos a perceber a função deste porto que recebe e envia mercadorias, recebe cruzeiros, tem uma parte para os barcos de pesca e conhecemos ainda o titã.
Durante o outono exploramos a estação aproveitando o que ela nos oferece… por exemplo na culinária onde fizemos com maçãs uma deliciosa tarte! Ainda no âmbito desta estação, fizemos vindimas na quinta da eira e também festejamos o S. Martinho com uma festa de magusto coletiva.
Chegando o inverno e a proximidade do advento começamos a preparar o nascimento do Jesus com o início da realização do livro “Deixa-te surpreender por esta história”, com decorações e ensaios para a festa de natal.
O livro “Deixa-te surpreender por esta história” é um livro feito por nós, onde registamos as partes da história da vida jesus que vamos aprendendo.
Para decorarmos as nossas salas a preceito para o natal fizemos coroas de natal, estrelas, árvores… tudo recorrendo a diferentes técnicas e materiais.
Para encerrarmos o período em grande terminamos com a nossa festa de natal onde representamos para os nossos pais a mais bela história… a história do nascimento de Jesus.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print