Notícias da sala dos 4 anos, mês de abril

Sala da felicidade e sala dos pinguins

Olá pais!

Regressamos com mais novidades! O mês de abril foi cheio de atividades e o mês de maio continua a ser repleto de aventuras e momentos divertidos.

Ao nível da matemática continuamos a explorar as formas geométricas e começamos a conhecer as formas tridimensionais como o cubo, a esfera, o prisma retangular e o cilindro. Ao mesmo tempo, continuamos a trabalhar a unidade 6 do “Brincando com a Matemática”: “Andar por aí”.

Relativamente à literacia, brincamos com rimas, exploramos palavras começadas por determinados sons, “palavras com sumo”, fizemos a hora do conto…

Aprendemos a poesia da “Formiguinha descalça” e fizemos um trabalho de expressão plástica que nos ajudou a começar a treinar a apertar cordões.

O dia da mãe foi preparado com muita doçura, fizemos uns sabonetes com a técnica da “découpage”, decoramos uma poesia e fizemos um vídeo com uma canção que deixamos às mães no Teams.

A história do “Pássaro da alma” ensinou-nos a gerir melhor as nossas emoções e todos os dias nos lembramos da mesma.

Escutamos duas histórias do António Mota: a do “Pombo-correio” ensinou-nos uma forma de comunicação e a “As andanças do Senhor Fortes” a importância da verdadeira amizade.

Fazemos agora a separação do lixo com maior afinco e com mais empenho!

Durante este tempo tivemos algumas surpresas diferentes na nossa sala: caixinhas de experiências, de culinária, de expressão plástica, estivemos a escolher uma área nova para a sala (ganhou a área das ferramentas que iremos montar em breve).

No âmbito dos 5 sentidos, realizamos múltiplas atividades:

– instrumentos musicais;

– flores do campo;

– tivemos a visita da Dra. Genoveva e da Dra. Grizela.

Temos cuidado da nossa horta e dos nossos girassóis que já começam a crescer.

Relembramos o ciclo da água, uma vez que a chuva voltou esta semana.

No dia 27 de abril começou o mês azul e vai terminar no dia 17 de maio. Este ano estamos a ajudar Cuba e Brasil. Os nossos meninos têm trazido os seus “tesouros” recheados com a sua colaboração monetária e decorados com imaginação.

Estamos a crescer e a gostar de aprender.

Até breve!