I CAN CHILDRENS GLOBAL SUMMIT!

Um grupo de alunos do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, pertencentes ao grupo JADES (Jovens Amor de Deus em Solidariedade), acompanhado pela Irmã Helena Oliveira, diretora geral do colégio e da responsável do grupo, Margarida Almeida, estiveram em Roma de 26 de novembro a 1 de dezembro, no âmbito do Encontro Internacional do Projeto I CAN. Este projeto convida as crianças e os jovens de todo o mundo a aceitarem o desafio do Papa Francisco na sua Encíclica LAUDATO Si: Cuidar da nossa Casa Comum.

Através da metodologia do Design for Change que surgiu na Índia com Kiran Bir Sethi, as crianças e adolescentes são convidados a serem proativos e a comprometerem-se com a transformação e a mudança para que possamos viver num mundo melhor. EU POSSO ser agente transformador, EU POSSO cuidar da nossa Casa Comum. TU PODES! NÓS PODEMOS!

Neste encontro estiveram crianças e professores de todos os continentes, partilhando experiências e celebrando em conjunto os detalhes de cada mudança, viveram-se, também, muitos momentos de convívio e de visita à cidade de Roma.

No sábado, fomos recebidos, na aula Paulo VI/Vaticano, pelo nosso querido Papa Francisco. As suas palavras e a sua presença fizeram-nos viver momentos de muita emoção e de confiança no presente e no futuro.

No discurso do Papa, as palavras compartilhar, solidariedade, bondade e beleza quando juntas ganharam ênfase. “Beleza em ação” foi a frase que Francisco logo definiu sobre o empenho diário testemunhado pelas crianças e adultos presentes, uma “beleza formada pelo compartilhamento de tantos pequenos gestos”, como peças de um mosaico.

O Pontífice recordou, que na tradição judaica e cristã, “beleza e bondade são inseparáveis”.

Como há a beleza da natureza, assim também a dos homens, acrescentou o Papa, “encontram a sua plena realização dando vida a uma ‘beleza compartilhada’”. E prosseguiu: “estamos diante de uma ‘chave’ do universo, pela qual depende também a sua sobrevivência: essa chave é o desenho da aliança de Deus”. O Papa então advertiu sobre o risco do Homem criar uma sua beleza, querendo substituí-la a Deus.

“Às vezes, inclusive nós, sem percebermos, caímos nessa tentação, quando o nosso ‘eu’ se torna o centro de tudo e de todos. Ao invés, caros amigos, este projeto de vocês inspirado na Encíclica Laudato Si’ diz justamente que não podemos ser nós mesmo sem o outro e sem os outros. Não devemos enganar-nos e cair na armadilha da exclusividade. Vocês entenderam que ‘eu posso’ deve tornar-se ‘nós podemos juntos’. Juntos é mais bonito e mais eficaz! Eu posso, nós podemos, juntos.”

Juntos, continua o Papa, inclusive com os professores, “somos chamados a construir uma ‘aldeia global da educação’, onde quem mora gera uma rede de relações humanas, as quais são o melhor remédio contra qualquer forma de discriminação, violência e bullying. Juntos, com os pais, que podem aprender com os filhos sobre as inovações em relação à proteção do meio ambiente, disse o Papa.

“Vocês fizeram uma escolha correta: desviaram o olhar da tela do celular e arregaçaram as mangas para se colocar a serviço da comunidade. E colocaram inclusive os celulares a serviço desse empenho!”.

“Vocês preferiram a solidariedade, o trabalho comum e a responsabilidade em vez de tantas outras coisas que o mundo oferece. (…) Aqui está o porque vocês me parecem mais felizes de quem tem tudo e não quer dar nada. Vocês são mais felizes daqueles que querem tudo e não dão nada. Somente através do dar se pode alcançar a felicidade.”

I CAN! YOU CAN! WE CAN!

I CAN CHILDRENS GLOBAL SUMMIT!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print