Um grupo de alunos do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, pertencentes ao grupo JADES (Jovens Amor de Deus em Solidariedade), acompanhado pela Irmã Helena Oliveira, diretora geral do colégio e da responsável do grupo, Margarida Almeida, estiveram em Roma de 26 de novembro a 1 de dezembro, no âmbito do Encontro Internacional do Projeto I CAN. Este projeto convida as crianças e os jovens de todo o mundo a aceitarem o desafio do Papa Francisco na sua Encíclica LAUDATO Si: Cuidar da nossa Casa Comum.
Através da metodologia do Design for Change que surgiu na Índia com Kiran Bir Sethi, as crianças e adolescentes são convidados a serem proativos e a comprometerem-se com a transformação e a mudança para que possamos viver num mundo melhor. EU POSSO ser agente transformador, EU POSSO cuidar da nossa Casa Comum. TU PODES! NÓS PODEMOS!
Neste encontro estiveram crianças e professores de todos os continentes, partilhando experiências e celebrando em conjunto os detalhes de cada mudança, viveram-se, também, muitos momentos de convívio e de visita à cidade de Roma.
No sábado, fomos recebidos, na aula Paulo VI/Vaticano, pelo nosso querido Papa Francisco. As suas palavras e a sua presença fizeram-nos viver momentos de muita emoção e de confiança no presente e no futuro.
No discurso do Papa, as palavras compartilhar, solidariedade, bondade e beleza quando juntas ganharam ênfase. “Beleza em ação” foi a frase que Francisco logo definiu sobre o empenho diário testemunhado pelas crianças e adultos presentes, uma “beleza formada pelo compartilhamento de tantos pequenos gestos”, como peças de um mosaico.
O Pontífice recordou, que na tradição judaica e cristã, “beleza e bondade são inseparáveis”.
Como há a beleza da natureza, assim também a dos homens, acrescentou o Papa, “encontram a sua plena realização dando vida a uma ‘beleza compartilhada’”. E prosseguiu: “estamos diante de uma ‘chave’ do universo, pela qual depende também a sua sobrevivência: essa chave é o desenho da aliança de Deus”. O Papa então advertiu sobre o risco do Homem criar uma sua beleza, querendo substituí-la a Deus.
“Às vezes, inclusive nós, sem percebermos, caímos nessa tentação, quando o nosso ‘eu’ se torna o centro de tudo e de todos. Ao invés, caros amigos, este projeto de vocês inspirado na Encíclica Laudato Si’ diz justamente que não podemos ser nós mesmo sem o outro e sem os outros. Não devemos enganar-nos e cair na armadilha da exclusividade. Vocês entenderam que ‘eu posso’ deve tornar-se ‘nós podemos juntos’. Juntos é mais bonito e mais eficaz! Eu posso, nós podemos, juntos.”
Juntos, continua o Papa, inclusive com os professores, “somos chamados a construir uma ‘aldeia global da educação’, onde quem mora gera uma rede de relações humanas, as quais são o melhor remédio contra qualquer forma de discriminação, violência e bullying. Juntos, com os pais, que podem aprender com os filhos sobre as inovações em relação à proteção do meio ambiente, disse o Papa.
“Vocês fizeram uma escolha correta: desviaram o olhar da tela do celular e arregaçaram as mangas para se colocar a serviço da comunidade. E colocaram inclusive os celulares a serviço desse empenho!”.
“Vocês preferiram a solidariedade, o trabalho comum e a responsabilidade em vez de tantas outras coisas que o mundo oferece. (…) Aqui está o porque vocês me parecem mais felizes de quem tem tudo e não quer dar nada. Vocês são mais felizes daqueles que querem tudo e não dão nada. Somente através do dar se pode alcançar a felicidade.”
I CAN! YOU CAN! WE CAN!
I CAN CHILDRENS GLOBAL SUMMIT!
