Hora do conto

“Ouvir, contar, ler histórias, desenvolve nas crianças uma gama de imagens, ideias e sensações. As histórias permitem transitar entre o real e o imaginário de acordo com o nosso próprio desejo e sensibilidade.”

Durante este ano letivo 2019/2020, irá decorrer na Biblioteca a “Hora do Conto “.

Esta atividade será realizada uma vez por mês e destina-se a todas as turmas de 1º ciclo.

Com o objetivo de incentivar a leitura, desenvolver a criatividade e proporcionar um momento de reflexão, pretendo, essencialmente, despertar nas crianças aptidões, atitudes e competências para a tolerância, solidariedade, partilha, comunicação, interajuda….

Na Biblioteca, a atividade teve início com os meninos sentados em mantas e almofadas coloridas, tendo como fundo um pequeno e apelativo cenário, de modo a despertar o interesse pelo conto.

As turmas de 2ºano tiveram oportunidade de escutar a história “A ovelhinha que veio para o jantar”, de Steve Smallman, que tem como personagens uma ovelhinha e um lobo onde está bem presente o valor da amizade.

Os alunos do 3ºano ouviram o conto “O traje Novo do Imperador”, de Christian Andersen, onde um imperador extremamente vaidoso e presunçoso é enganado, acabando por passar vergonha em frente ao povo.

Para o 4ºano, já com um nível de exigência um pouco maior, “Tarte para inimigos” de Derek Munson.

Um menino debate-se com um problema que o perturba, acabando por ser ajudado pelo seu pai. A solução está em enfrentarmos aquilo que nos perturba, comunicando.

Por fim, para os mais novos de 1ºano, “O Coelhinho Branco”. Um coelhinho que precisa de ajuda, com um cão, um boi e um galo pouco eficazes, acaba por ser uma simples formiga quem o vai socorrer: “É pequenina, mas muito valente!”

Deste modo, sendo esta uma das histórias que irão trabalhar na sala de aula, foi introduzida/apresentada através de sons e imagens a letra “O”.

Obrigada desde já a todos.

Maria do Carmo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print