Hora do Conto

“Ouvir, ler e interpretar uma história é mais do que estimular a imaginação das crianças. É incutir-lhes o prazer de ler, exercitando-lhes a criatividade”

Dando continuidade à atividade “A hora do conto”, este ano, ainda que, de uma forma cautelosa, a apresentação dos contos realizar-se-á, para os 1º e 2ºanos, na Sala de Projeto, para os 3º e 4ºanos, na Biblioteca.

Foi-me proposto pelos Professores de 1º ciclo a apresentação de contos/poemas de autores de livros que estão a trabalhar na sala de aula.

No mês de outubro, contei aos alunos do 1ºano a história “O Coelhinho Branco”, uma belíssima fábula sobre um coelhinho que foi buscar couves à horta e que vê a sua casa invadida pela Cabra Cabrez. Esta história ensina que qualquer um pode ser corajoso.

Para os 2ºanos, preparei “A Girafa Que Comia Estrelas”, uma história infantil sobre a amizade de uma girafa, que andava sempre com a cabeça nas nuvens, e de uma galinha do mato, que “dizia coisas óbvias”.

Aos 3º e 4º anos, apresentei dois poemas da autoria de António Manuel Couto Viana. Como forma de consolidar as apresentações, foram-lhes entregues umas pequenas fichas, que, posteriormente, resolveram na sala de aula.

Para o mês de novembro, haverá mais novidades.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print