Advento 2016

advento

O tempo que prepara e celebra o Natal é, na liturgia, no ambiente familiar e no clima social e cultural, um tempo de sonhos, de esperanças, de desejos, de votos, de expectativas, de grandes utopias. É neste tempo que damos mais azo e asas ao sonho, que dilatamos, no coração, o tamanho dos nossos desejos. O início de um novo ano litúrgico ou civil desperta sempre novos recomeços, ousadas esperanças.
O tempo do Advento é um tempo de preparação para o nascimento de Jesus. É este o tempo que serve para nós percebermos se a nossa cabana, (o nosso coração) está preparada para receber este menino. É um tempo para sonhar! Tal como a mãe prepara a casa, o quarto, as roupas para receber o seu filho que está para nascer, assim também nós devemos preparar a chegada d’Ele.
A liturgia da Palavra acompanha bem este clima de sonho, desde logo, porque o Advento se inicia com “a visão de Isaías”, que nos desenha o mais belo sonho de Deus (Is 2,1-5), para uma humanidade reconciliada no amor e na paz, e o tempo de Natal que culminará na Manifestação aos Magos, os quais, “avisados em sonhos regressaram à sua terra por outro caminho” (Mt 2,1-12).